top of page

Resolvendo Problemas com Rádio Antigo do meu Fusca

  • Foto do escritor: Luciano Henrique Albano
    Luciano Henrique Albano
  • 25 de nov. de 2016
  • 4 min de leitura

Olá pessoal, venho neste post fazer um breve relato de como consegui sanar o problema do rádio do meu fusca, pois quando ligava o motor, só se ouvia ruídos nos alto falantes.

Tenho um fusca 1969, cujo gerador de energia é o original dos veículos desta época, é um Dínamo, bem para quem nunca ouviu falar nisto, o dínamo nada mais é do que um gerador de energia que conforme seu eixo gira, vai gerando a energia, quanto mais rápido esta suas rotações, mais energia gera, quanto mais lento, menos energia gera.

O problema dele é que injeta-se no sistema elétrico do veículo muitos ruídos, e estes interferem nos aparelhos eletrônicos, neste caso o rádio.

Meu rádio também é o rádio original da época, se fosse um rádio novo este problema seria suprimido pelo próprio circuíto dos rádios atuais, mas como prezo pela originalidade não troquei nem o dínamo e nem o rádio.

Alguns anos atrás troquei os cabos de vela, por cabos supressivos, orientação de um instalador de som que disse que resolveria, não mudou nada, o rádio continuava uma porcaria quando o veículo estava ligado.

Há algumas semanas, meu fusca começou à apresentar um problema ao carregar a bateria, ou melhor, ao não carregar a bateria! Investigando descobri que o problema estava no Regulador de Tensão (Aquela caixinha cheia de fios que fica em baixo do banco traseiro), o meu era o original do carro, um regulador antigo da Bosch que não filtrava nada de ruído, acredito que até gerava mais ruídos ainda.

Troquei-o então por um regulador novo também da Bosch, um eletrônico, com isto mesmo sem ser intencional o rádio já melhorou, digamos uns 50%, já era possível ouvir alguma coisa com o carro ligado.

A coisa começou a melhorar quando encontrei na China um filtro de ruído exatamente para o que eu precisava, ele era ligado na alimentação do rádio e filtrava os ruídos antes de passar a energia para o mesmo. Comprei então o tal do filtro e esperei ansioso durante uns 60 dias até o mesmo chegar no Brasil. (Link do filtro: http://bit.ly/2dTsqLQ).

Instalei então o filtro e medi com meu osciloscópio o sinal antes e depois do filtro, vejam como deu uma boa diferença:

Na imagem abaixo vemos que existem 2 linhas retas, essas linhas representam a energia do veículo que é fixa em 12 volts (a amarela antes do filtro e a verde depois do filtro), como os carros utilizam energia contínua, não poderia haver nenhum ruído, curvas, ondas, ou qualquer outra coisa diferente de uma reta.

Na imagem abaixo o veículo está ligado, veja que antes do filtro (Linha Amarela) existem várias ondulações e isto não deveria estar acontecendo, mas ao passar pelo filtro esses ruídos são praticamente eliminados.

O resultado foi muito bom, principalmente pelo baixo valor que investi, pois lá na China não devo ter gasto nem R$20,00 reais nesse filtro, já com o frete! E como a instalação é muito simples eu mesmo a fiz.

Porém, ainda não fiquei satisfeito pois meu rádio estava sintonizando poucas estações e algumas o sinal era cheio de interferências, quase não conseguia ouvi-las.

Foi então que encontrei um outro filtro, um amplificador de sinal na verdade, liga-se a antena do veículo na entrada do amplificador, ele é alimentado pela energia do veículo e com ela faz a amplificação do sinal da antena e depois injeta esse sinal melhorado no rádio.

Isso fez com que muitas estações que antes não eram sintonizadas, passaram a ser. Ou locais que antes o sinal era fraco, passou a funcionar muito melhor.

O link do amplificador é este: http://bit.ly/2fZM3ld paguei poucos reais nele também, mas novamente levou perto de 60 dias para recebê-lo.

Logicamente o amplificador amplifica todo o sinal que recebe, inclusive ruídos, por isto à alimentação dele precisou ser ligada na mesma do rádio, pós filtro de ruídos, se não, ele além de amplificar o sinal das emissoras de rádio, também amplificará o ruído do motor.

O único inconveniente é que o amplificador fica ligado direto, embora o consumo seja mínimo, se ficar muitos dias com o carro parado ele poderá descarregar a bateria do veículo, para resolver isto pode-se comprar um segundo filtro de ruído e ligá-lo no pós chave, dessa forma ao ligar o veículo ele vai ligar o filtro de ruído que por sua vez ligará o amplificador de sinal. Se ligar o amplificador diretamente no pós chave, sem outro filtro de ruído, ele provavelmente amplificará o ruído do motor e de nada vai adiantar essa papagaiada toda que estou explicando aqui.

Agora fiquei muito satisfeito com o rádio do meu fusca, não precisarei instalar um rádio novo e nem trocar o dínamo por um alternador, mantendo assim a originalidade do mesmo em busca da placa preta.

Se tudo isto não resolveu seu problema, como acabei de explicar, você poderá também tentar trocar o dínamo por um alternador, que gera uma energia com mais qualidade e com menos ruídos. Mas cada caso é um caso!

Espero que tenham gostado.

Forte Abraço

Luciano Albano

Comentários


Posts Destacados
Posts Recentes
Procure por Tags
Siga
  • Google+ Long Shadow
  • Facebook Long Shadow
  • LinkedIn Long Shadow
  • Twitter Long Shadow

Entre em Contato

  • Google+ Long Shadow
  • Facebook Long Shadow
  • LinkedIn Long Shadow
  • Twitter Long Shadow

© 2016 por Luciano Albano

Seus detalhes foram enviados com sucesso!

bottom of page